NÍVEL DE INTOXICAÇÃO = 1
CICUTA
FAMÍLIA: Apiaceae
NOME CIENTÍFICO
Conium maculatum L.
NOMES POPULARES:
Cicuta, funcho-selvagem
PARTES TÓXICAS:
Folhas, caule, raízes, sementes e frutos não maduros
PRINCÍPIO ATIVO:
Alcalóides (coniina, coniceína)
SINTOMATOLOGIA
A ingestão dessa planta que é extremamente venenosa; 5 g de folhas produzem a morte em trinta minutos, causa inicialmente: náuseas, dores de cabeça e estômago , vômitos, às vezes com sangue; vertigens, midríase, distúrbios neurológicos,confusão mental, paralisia e coma.
TRATAMENTO
Pronto atendimento Não existem antídotos e o tratamento dos sintomas deve ser iniciado com provocar vômito, lavagem gástrica e administração de carvão ativado ou de outros adsorventes, sempre em ambiente hospitalar.
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
A cicuta tem as folhas três vezes aladas; são folhinhas agudas, incindidas nos bordos. Seu cheiro é desagradável. Do gênero de plantas apiáceas que compreende quatro espécies de plantas muito venenosas, nativas das regiões temperadas do Hemisfério Norte, especialmente da América do Norte. São plantas herbáceas perenes, que crescem de 1 a 2 metros de altura..
É também o nome comum dado ao veneno extremamente poderoso produzido pela planta também comumente conhecida por Cicuta (Conium maculatum), nativa da Europa, Médio Oriente e Bacia Mediterrânica e que além do seu uso como veneno para a ponta de setas, ficou conhecido como o veneno de Sócrates. A cicuta pode ser confundida com o agrião.
ORIGEM:
Europa, Oriente Médio e Bacia Mediterrânica.
Fontes:
http://www.ppmac.org/sites/default/files/plantas_toxicas.pdf
Wikipédia
Vários artigos
Formatação: Helio Rubiales
CICUTA - Conium maculatum L. - Planta Venenosa - 43
Revisado por Blog
on
julho 17, 2009
Avaliação:
Nenhum comentário: