IPOMEIA
FAMÍLIA
Convolvulaceae
NOME CIENTÍFICO:
Ipomaea carnea Jacq.
NOME POPULAR
Glória-do-amanhecer, canudo, algodão bravo, mata-cabra, capa-bode, Campainha-de-canudo, Ipomeia-arbórea, Algodão-de-pântano, Algodão-do-brejo, Canudo-de-lagoa, Algodoeiro-bravo, Canudo-de-pito, Campainha, Mata-pinto, Majorana, Salsa-branca, Salsão, Mata-cobra
PARTES TÓXICAS
Folhas
PRINCÍPIO ATIVO
Alcaloides
SINTOMATOLOGIA
Náuseas, midríase, alucinações, redução dos reflexos, diarreia, hipotensão.
TRATAMENTO
O tratamento é sintomático, esvaziamento gástrico , poderá ser feita lavagem gástrica. Não há dose letal registrada na literatura.
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
A Ipomeia é uma trepadeira, planta da família das convolvuláceas. A definição de Convolvuláceas representa plantas da ordem das tubifloras, cujos componentes são, na maioria, ervas volúveis; frequentemente com vasos lactívoros, cujas células são mais ou menos tubiformes com membranas lignificadas, que se destinam a condução da seiva bruta. É um arbusto florífero, rústico e ornamental, mas potencialmente perigoso em criações de gado. De porte médio, atinge de 1 a 4 metros de altura. Seu caule é ramificado, ereto, com textura herbácea e interior esponjoso. As folhas são cordiformes, acuminadas, verdes e de superfície pubescente. As flores campanuladas, surgem abundantes durante quase o ano todo, mas principalmente na primavera e verão. Elas podem ser róseas, violáceas ou brancas, de acordo com a cultivar. As sementes são algodonosas e se dispersam pelo vento e pela água.
ORIGEM:
Brasil
Fonte:
Jardineiro.net
DÉBORA GIKOVATE BARG
IPOMÉIA - Ipomaea carnea Jacq - Planta Venenosa - 48
Revisado por Blog
on
setembro 02, 2009
Avaliação:
Nenhum comentário: