LOURO AMERICANO - Kalmia latifólia - Planta venenosa - 64









FAMILIA: Ericaceae
NOME CIENTIFICO: Kalmia latifólia
SINONÍMIA
Kalmia latiofolia augustata, K. latifolia fuscata, K. latifolia myrtifolia e K. latifolia polypetala
NOME POPULAR
Louro-americano, louro-da-serra, louro-da-montanha, pau-de-colher
PARTE TOXICA:Toda a planta
PRINCIPIO ATIVO: andromedotoxina e arbutina
SINTOMATOLOGIA
Contém andromedotoxina (substância tóxica encontrada em rododendrons e outras espécies da Ericaceae) e arbutina (inibidor da tirosinase, evitando a formação de melanina). Os sintomas de toxicidade começam a aparecer cerca de 6 horas após a ingestão. O envenenamento produz anorexia, salivação profusa, depressão, falta de coordenação, vômitos, diarréia, dificuldade para respirar, fraqueza, distúrbios cardíacos, convulsões, coma e morte.
TRATAMENTO
Pronto atendimento, lavagem gástrica e procedimentos para neutralizar os componentes..
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
O louro-americano é um arbusto da famílias das azaléias e rododendros. Ele é perenifólio, isto é, não perde as folhas no outono-inverno. Seu caule é lenhoso, bastante ramificado, e seu porte é pequeno, alcançando de 2 a 4 metros de altura. As folhas são verde-escuras, elípticas, alternas, brilhantes e com a nervura central saliente. As inflorescências surgem na primavera e verão e são do tipo corimbo, com numerosas flores brancas ou róseas, com formato de estrela e longos estames. Os frutos são cápsulas marrons e deiscentes.
ORIGEM: Estados Unidos
Fonte:
Jardineiro.net
floresnaweb.com
Fotos:Tanaka Juuyoh
Formatação e pesquisa:HRubiales
LOURO AMERICANO - Kalmia latifólia - Planta venenosa - 64 LOURO AMERICANO - Kalmia latifólia - Planta venenosa - 64 Revisado por Blog on janeiro 28, 2010 Avaliação: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.