FAMÍLIA
Ranunculaceae
NOME CIENTÍFICO
Crematis spp.
SINONÍMIA
NOME POPULAR
Clemátis
PARTE TÓXICA
Toda a planta
PRINCÍPIO ATIVO
Protoanemonina (às vezes chamada de anemonol ou ranunculol ) é uma toxina encontrada em todas as plantas da família dos ranúnculos (Ranunculaceae). Quando a planta é ferida ou macerada , o glucósido instável encontrado na planta, ranunculina , é decomposto enzimaticamente em glicose e na protoanemonina tóxica. É a lactona do ácido 4-hidroxi-2,4-pentadienóico.
SINTOMATOLOGIA
O contato com uma planta ferida causa coceira, erupção cutânea ou formação de bolhas em contato com a pele ou a mucosa . A ingestão da toxina pode causar náuseas , vômitos, tontura , espasmos , hepatite aguda, icterícia ou paralisia .
TRATAMENTO
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
Clematis é um gênero de plantas trepadeiras ou escandentes e floração muito decorativa. De textura semi-lenhosa ou herbácea e folhagem que pode ser sempre verde ou decídua, elas são originárias do hemisfério norte e adaptadas ao clima temperado. Ocorrem cerca de 290 espécies diferentes de Clematis, e mais de 500 variedades resultantes de hibridizações e melhoramento genético. Suas flores são isoladas ou reunidas em pequenos grupos, mas podem variar muito em forma e tamanho, de acordo com a variedade. Podem ser simples ou dobradas, abertas(planas) ou campanuladas, com pétalas estreitas ou muito largas, nas mais diversas cores e tons em degrade, além de estames longos, como um tufo no centro das flores. A floração estende-se pelos meses quentes. Atingem a altura de
1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros. Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno Ciclo de Vida: Perene
ORIGEM
América do Norte, Ásia, Europa
FontesÇ
www.jardineiro.net/plantas/clematis
pt.wikipedia.org
Manual de Toxicologia Clinica
Formatação: Helio Rubiales
CLEMATIS - Crematis spp.- Planta Tóxica - 104
Revisado por Blog
on
junho 19, 2018
Avaliação:
Nenhum comentário: