Folhas de coca
Erythroxylaceae
NOME CIENTÍFICO
Erythroxylum coca.
NOME POPULAR
Coca, pó
SINONÍMIA
PARTE TOXICA
Folha
PRINCIPIO ATIVO
A cocaína, benzoilmetilecgonina ou éster do ácido benzoico, também conhecida por coca, é um alcaloide, estimulante, com efeitos anestésico
SINTOMAS
Usada como droga pode ser aspirada, fumada ou injetada. Os efeitos mentais podem incluir perda de contacto com a realidade, um intenso sentimento de felicidade ou agitação.
Os sintomas podem envolver aceleração do ritmo cardíaco, transpiração e dilatação das pupilas. Quando consumido em doses elevadas pode provocar hipertensão arterial ou hipertermia.
Os efeitos têm início dentro de alguns segundos ou minutos após a sua utilização e duram entre cinco e noventa minutos.
A cocaína é muito viciante, graças aos efeitos provocados sobre a via mesolímbica no cérebro. Existe um sério risco de dependência, mesmo se consumida por um curto período de tempo. A sua utilização aumenta ainda o risco de acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, problemas pulmonares em pessoas que a fumam, infecções sanguíneas e paragem cardiorrespiratória súbita.
A cocaína é um estimulante do sistema nervoso central e um supressor do apetite. Atua por meio da inibição da recaptação de serotonina, noradrenalina e dopamina; isto traduz-se em maiores concentrações destes três neurotransmissores no cérebro. Pode atravessar facilmente a barreira hematoencefálica, podendo inclusive danificá-la.
TRATAMENTO
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
Coca (do quíchua kuka) é uma planta nativa da Bolívia e do Peru, tem porte arbustivo/arbóreo e pode ficar frondosa, suas flores são amarelo-alvacentas, pequenas e aromáticas, solitárias ou reunidas em cimeiras, os frutos drupáceos oblongos, vermelhos, e cujas folhas possuem 14 alcaloides, e dentre eles a cocaína.
ORIGEM
Bolivia e Peru
Fontes
https://pt.wikipedia.org/wiki/Coca%C3%ADna
Formatação: Helio Rubiales
COCA (COCAÍNA) - Erythroxylum coca.- Planta toxica - 161
Revisado por Blog
on
julho 25, 2018
Avaliação:
Nenhum comentário: